Luis Ernesto Constandil Córdova

Luis Ernesto Constandil Córdova

Dr. Luis Constandil formou-se em 1990 em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, em 1997 concluiu doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) também na Pontifícia Universidade Católica do Chile, e em 2003 concluiu Pós-Doutorado em Neurobiologia da dor Trigeminal pela Universite D’Auvergne.

Iniciou a vida acadêmica como Professor Associado para lecionar nos cursos de Fisiologia, da Faculdade de Medicina. Durante esse período, colaborou no laboratório de Sistemas Neurais, aprovando e participando do projeto Fondecyt, pelo qual 3 trabalhos científicos foram apresentados a congressos e montou a técnica imuno-histoquímica para proteínas c-Fos, colina acetiltransferase e somatostatina.

Entre 2001 e 2004, trabalhou no Laboratório de Neurobiologia, publicou 4 artigos em revistas

cientistas internacionais e 4 publicações para conferências nacionais e internacionais. Devido ao projeto Ecos-Conicyt, foi gerada a possibilidade de uma estadia de pós-doutorado na França. Durante sua estadia na França, fez três apresentações a congressos internacionais e a uma publicação escrita. Além disso, conseguiu doação de equipamentos científicos da França, para equipar o Laboratório de Neurobiologia.

Atualmente, o laboratório possui três linhas de pesquisa:

1.-Estudos sobre a participação do córtex cerebral na geração e manutenção de enxaqueca.

2.-Estudos sobre participação da glia nos processos de dor crônica.

3.-Estudos farmacológicos, nos quais estudamos o efeito de múltiplas e novos inibidores do receptor de glutamato (NMDA), em modelos de dor crônica.